THE BIRDS: AN EDUCATIONAL RESOURCE / LES OISEAUX COMME RESSOURCE PEDAGOGIQUE. AS AVES ENQUANTO RECURSO PEDAGÓGICO. LET´S FLY...

quinta-feira, 18 de março de 2010

As Aves & A Escola da Vidigueira


   O Agrupamento de Escolas de Vidigueira está a levar a efeito um Projecto de colocação e monitorização de ninhos artificiais na mata das piscinas municipais - contígua à escola. Conta com o acompanhamento técnico do LabOr – Laboratório de Ornitologia da Universidade de Évora e o apoio logístico da autarquia. Várias turmas do 2º e 3º ciclo, estiveram envolvidas na montagem dos ninhos.
  Os ninhos foram colocados em local elevado, pouco exposto e sem ramos que dessem acesso fácil a predadores (como gatos).
  Haverá monitorização da eventual ocupação dos ninhos através de visitas periódicas que envolverão observação com recurso a binóculos, uma webcam com luz própria ligada a um pc portátil e fichas de registo de dados. Consoante os dados obtidos, poderão ser feitas diferentes tipos de análises: construção de gráficos, médias, taxas de ocupação, etc.
Este é um projecto enquadrado no plano de acção da candidatura ao galardão Eco-Escola e que visa aliar a Educação Ambiental ao Ensino Experimental das Ciências.
                                                 Para conhecer mais sobre o projecto...

Sem comentários:

Enviar um comentário