Utilizando como pretexto a incubação de ovos de várias espécies de aves, este projecto abriu uma janela de exploração científica que ajudou os alunos a compreenderem que a Matemática, estando escondida em todos os objectos que os rodeiam – até nos ovos – também se toca, sente e experimenta.
Para além das três incubações efectuadas – envolvendo actividades de registo e monitorização dos dados de temperatura e humidade, construção de um bilhete de identidade para cada um dos ovos colocados a incubar, e registos de variação do seu peso – os alunos realizaram muitas outras actividades tendo sempre o ovo como figura central. Destacam-se os estudos de proporcionalidade entre o peso da ave e o peso dos ovos, a procura do ovo de “ouro”, em que as curvas que defi nem o seu perfi l estivessem contidas num rectângulo de ouro, o estudo das potências como modelo de desenvolvimento das primeiras horas de crescimento embrionário, construção de tangrans ovais e de silhuetas de aves “matemáticas”, estudos de
simetria em volta do eixo imaginário do ovo, identificação e classifi cação dos elementos geométricos das embalagens de ovos de vários formatos, comparação de pesos, medidas e volumes de ovos de várias espécies de aves.
Para além da aprendizagem ao nível da matemática, fi ca a noção de que a investigação é um saber de experiência feito com muitos acidentes de percurso, que exige persistência, continuidade e esforço, e que os temas propostos ganham outro sentido quando trabalhados em conjunto, fundindo Ciência, TIC e Arte.
Veja mais nos prémios da Fundação Ilídio Pinho - BES e consulte esta ficha muito útil:
http://thales.cica.es/almeria/actividades/actividades_huevo.pdf
http://thales.cica.es/almeria/actividades/actividades_huevo.pdf
Sem comentários:
Enviar um comentário