THE BIRDS: AN EDUCATIONAL RESOURCE / LES OISEAUX COMME RESSOURCE PEDAGOGIQUE. AS AVES ENQUANTO RECURSO PEDAGÓGICO. LET´S FLY...

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

APRENDER COM AS AVES


 A Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) quer que as crianças e os jovens do Alentejo fiquem familiarizados com as aves que ocupam as planícies alentejanas e que conheçam os principais perigos que ameaçam a sua sobrevivência. 

  No âmbito do programa da Agência Portuguesa do Ambiente para a dinamização de projetos de Educação Ambiental para a Sustentabilidade, desenvolvidos em articulação com ONG's, a SPEA conta com a colaboração de um professor da área de Ciências para dinamizar atividades dirigidas a alunos. O Professor Kau (Carlos) está a desenvolver um conjunto de ações pedagógicas, sob o formato de aula ou de saída de campo, alusivas às aves do Alentejo e que pretendem contribuir para aumentar o conhecimento dos estudantes para a realidade que os rodeia e sensibilizá-los para a necessidade de se adotarem comportamentos “amigos da natureza”. Os alunos do 4º ano podem aprender sobre as aves estepárias, através de uma história contada por este professor, com recurso a modelos de aves em papel produzidos em Campo Maior pela bióloga Joana Galego. Para os alunos do 8º ano, o tema são os venenos ilegais que causam a morte a inúmeras aves, além de serem um perigo para a saúde pública.
  Mas as atividades são também levadas para o exterior e houve já quem tivesse a sorte de assistir a sessões de anilhagem cientifica de aves ou mesmo à libertação de aves que estiveram a ser tratadas no Centro de Acolhimento e Recuperação de Animais Silvestres.
  Estas ações vão decorrer até ao final do ano letivo e quem tiver interesse em participar nas mesma com os alunos tem apenas que contactar a SPEA (alexandra.lopes@spea,pt), para agendar a visita do professor.

Fotografia: Fátima Ralha / Agrupamento de Escolas de Vidigueira

Sem comentários:

Enviar um comentário