THE BIRDS: AN EDUCATIONAL RESOURCE / LES OISEAUX COMME RESSOURCE PEDAGOGIQUE. AS AVES ENQUANTO RECURSO PEDAGÓGICO. LET´S FLY...

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Voando nas Inteligências Múltiplas

No “Clube das Aves” a capacidade para perceber o mundo visual e espacial é incentivada pela observação e registo de formas, silhuetas, linhas de voo, padrões de cores, pela interpretação de cartas topográficas ou por criações inspiradas por elementos da natureza. A habilidade para apreciar, compor ou reproduzir sons é feito pelo apelo ao uso apurado da audição, da interpretação de sons, do registo de mnemónicas e analogias com sons já conhecidos. A inteligência verbal-linguística tem o seu espaço num diário de observações onde se registam dados sobre a espécie e o seu habitat, relatos da saída de campo, descrição de comportamentos, etc. A tendência lógico-matemática centrada nos padrões, ordem e sistematização tem a sua oportunidade nos censos de invernada ou de nidificação, nas contagens de indivíduos por métodos variados, na obtenção de frequências, abundâncias e densidades; nas comparações entre habitats, espécies, bandos ou diferentes épocas, gráficos e diagramas. O uso do corpo e a habilidade para o coordenar e controlar é aqui alvo de diferentes solicitações: caminhadas, deslocações em bicicleta ou iniciações em canoagem ou escalada – também o comportamento das aves são matéria rica para dramatizações ou coreografias. Na dinâmica destes pequenos grupos, a inteligência interpessoal é explorada na relação interpares, na aprendizagem cooperativa e nos momentos de mútuo-ensino. Os cadernos de campo de biólogos e naturalistas mostram-nos registos que vão muito além de observações objectivas – os “estados de alma” ou as preferências pessoais por particularidades da natureza são o nicho da componente intrapessoal. Dedicarmo-nos à causa do desenvolvimento sustentável, escutar e aprender a compreender diferentes perspectivas é fundamental para entender o elo entre preservação das espécies e seus habitats e a resolução dos problemas sócio-económicos. Esta visão holística enriquecerá os jovens na qualidade da acção da sua cidadania.

2 comentários:

  1. Parabéns pelo projecto, pela visão, pela forma como cativas e marcas a diferença.

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pelo reforço. Se tiver contributos a dar, com trabalhos ou links, serão bem-vindos.
    João Pedro

    ResponderEliminar